29 de abril de 2013

O uso das redes sociais por alunos e o discurso do ódio!


A respeitada revista PROFISSÃO MESTRE, da Editora Humana Editorial, publicou em sua matéria de capa do mês de março o seguinte título: "O trombone para os problemas da educação!" (Revista Profissão Mestre - março de 2013 - ano 14 - n. 162) Muitas escolas e faculdades estão sofrendo com o uso inadequado das redes sociais pelos alunos e pais de alunos. É necessário conhecer os limites de tais uso e o que a instituição de ensino pode fazer para coibir abusos e controlar estas informações quase incontroláveis! 


O fato de vivermos num mundo cada vez mais tecnológico já não é novidade para ninguém e, partindo desse princípio (já inquestionável), tolice é não nos utilizarmos dessa mesma ferramenta como aliada, na propagação de temas e enfoques de nossos próprios interesses, permitindo, assim, que os mesmos atinjam um contingente maior de destinatários...

Nesse sentido, é cada vez mais comum que instituições de ensino se valham também da internet, em suas mais diversas formas, para propagação de conteúdos pedagógicos e afins, propiciando uma melhor interação entre instituição, corpo docente e alunos, numa trinca que pode sim ser útil a todos. 

Agora, a problemática ocorre quando esse mesmo canal pré-estabelecido para um diálogo sofre deturpações das mais diversas ordens e a já mencionada internet acaba por virar um instrumento propagador de problemas e ocorrências que, até então, num passado recente, se limitariam a aquele contexto institucional e, certamente, seria mais facilmente solucionado entre os envolvidos.

Isto porquê o efeito viral dessas notícias impactantes, vídeos amadores retratando determinada situação ali ocorrida e/ou exposições de impressões pessoais depreciativas acabam por atingir a muitos internautas que, inconsistentemente, tomam aquilo por verdade absoluta (ainda que diante de uma versão parcial e por vezes distorcida do ocorrido), fazendo aflorar uma situação de conflito entre partes que, por vezes, sequer poderá mais ser contornada.

Desta forma, a matéria de capa da edição de março da revista “Profissão Mestre” discorre, de forma objetiva e bastante assertiva, sobre toda essa temática, tratando, inclusive, das consequências decorrentes desses atos impensados  praticados por internautas alunos, pais e professores, o que deve ser sempre observado!

E como não poderia deixar de ser, em tal reportagem os advogados Cláudio Pereira Júnior e Luis Fernando Rabelo Chacon também discorrem sobre o tema, dando, em linhas gerais, o enfoque jurídico de toda a questão, a fim de alertar os leitores da referida publicação sobre as causas e consequências decorrentes de tal prática denominada “liberdade de expressão”, quando exercida em excesso e ferindo inúmeros outros direitos que também assistem ao outro, vitimado e/ou acusado indevidamente.

Sendo assim, acreditamos ser de suma importância uma pequena reflexão sobre o todo disposto por tal matéria, aconselhando tal leitura a todos!

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