Aliás,
as notas atribuídas nesse critério de avaliação podem oscilar de zero a dez,
sendo que os gestores do estudo/ranking acompanham de perto o trabalho das
secretarias municipais e estaduais a fim de verificarem o trabalho realizado
por esses órgãos na busca pela melhoria da educação, haja vista que o objetivo
traçado pelo governo federal brasileiro, a partir do alcance de metas ditadas
pelos governos municipais e estaduais, é de que tenhamos uma média nacional
correspondente à nota 06 (seis) em 2022, haja vista ser essa a mesma média
também adotada e perseguida à exaustão por países desenvolvidos.
E,
nesse sentido, conforme última publicação do mesmo IDEB, uma pequena escola
rural do interior do estado do Rio de Janeiro (colégio estadual Waldemiro Pita)
sobressaiu-se muito bem na atual classificação, alcançando a primeira colocação
naquele estado e a segunda colocação nacional, desbancando milhares de outras
instituições – algumas bastante renomadas na esfera do ensino público - ainda
que detenha infinitas limitações estruturais que a impossibilitam aplicar um
ensino mais moderno e interligado à tecnologia, com o amparo de redes sociais,
etc.
Aliás,
quando questionada sobre o sucesso daquela pequena instituição educacional no
IDEB nacional e da surpresa obtida por todos frente à sua mais que expressiva
colocação, sua diretora, Sra. Neliany Marinho, foi categórica ao dispor que esta
vitória advém da perfeita interação lá existente entre professores e pais de
alunos, a fim de que aquele local de estudos seja compreendido por todos como
extensão de seus respectivos lares, o que promove a união e facilita a
aprendizagem...
Tal
afirmativa, calcada em conceitos e ações tão simples, nos propõe uma reflexão
sobre o tema e demonstra, através de resultados objetivos, que em querendo,
nada é impossível.
Sendo assim, tomamos a liberdade de disponibilizar o link da
reportagem completa, hoje divulgada pelo portal globo.com, (clique aqui) desafiando
todos os educadores desse país a mirarem-se no exemplo advindo dos
profissionais vinculados à referida escola pública e continuarem agindo na
busca por um ensino mais qualificado, que certamente acarretará na formação de
melhores cidadãos e, por conseguinte, de uma sociedade mais justa!
Cláudio Pereira Júnior é advogado com atuação na gestão legal de instituições de ensino há mais de 15 anos.
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