15 de agosto de 2012

O bom ensino, o IDEB e a participação dos pais de alunos.

Criado em 2007, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é o indicador mais complexo e sério na medição da qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, sendo calculado conforme o desempenho do estudante em avaliações realizadas pelo INEP e considerando ainda as respectivas taxas de aprovação desses mesmos alunos.


Aliás, as notas atribuídas nesse critério de avaliação podem oscilar de zero a dez, sendo que os gestores do estudo/ranking acompanham de perto o trabalho das secretarias municipais e estaduais a fim de verificarem o trabalho realizado por esses órgãos na busca pela melhoria da educação, haja vista que o objetivo traçado pelo governo federal brasileiro, a partir do alcance de metas ditadas pelos governos municipais e estaduais, é de que tenhamos uma média nacional correspondente à nota 06 (seis) em 2022, haja vista ser essa a mesma média também adotada e perseguida à exaustão por países desenvolvidos.

E, nesse sentido, conforme última publicação do mesmo IDEB, uma pequena escola rural do interior do estado do Rio de Janeiro (colégio estadual Waldemiro Pita) sobressaiu-se muito bem na atual classificação, alcançando a primeira colocação naquele estado e a segunda colocação nacional, desbancando milhares de outras instituições – algumas bastante renomadas na esfera do ensino público - ainda que detenha infinitas limitações estruturais que a impossibilitam aplicar um ensino mais moderno e interligado à tecnologia, com o amparo de redes sociais, etc.

Aliás, quando questionada sobre o sucesso daquela pequena instituição educacional no IDEB nacional e da surpresa obtida por todos frente à sua mais que expressiva colocação, sua diretora, Sra. Neliany Marinho, foi categórica ao dispor que esta vitória advém da perfeita interação lá existente entre professores e pais de alunos, a fim de que aquele local de estudos seja compreendido por todos como extensão de seus respectivos lares, o que promove a união e facilita a aprendizagem...

Tal afirmativa, calcada em conceitos e ações tão simples, nos propõe uma reflexão sobre o tema e demonstra, através de resultados objetivos, que em querendo, nada é impossível.

Sendo assim, tomamos a liberdade de disponibilizar o link da reportagem completa, hoje divulgada pelo portal globo.com, (clique aqui) desafiando todos os educadores desse país a mirarem-se no exemplo advindo dos profissionais vinculados à referida escola pública e continuarem agindo na busca por um ensino mais qualificado, que certamente acarretará na formação de melhores cidadãos e, por conseguinte, de uma sociedade mais justa!

Cláudio Pereira Júnior é advogado com atuação na gestão legal de instituições de ensino há mais de 15 anos.

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